Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Planta -Véla

Procurando a Origem da plantinha que ganhei...e encontrei no blog Natureza e Paisagens...
adorei o blog..

Então ai vai a foto da minha plantinha,ganhei de minha cumadre-amiga Néia!





Herbácea perene, muito ramificada, baixa, originária da India, de 15-20 cm de altura, de folhagem densa e ornamental. Ramos com folhas aromáticas ou não, pequenas, verde-escuras e dentadas. A variedade mais cultivada geralmente é "Marginatus", cujas folhas tem as margens branco-leitosas, da qual decorre uma forma de folhas mais rijas.



As flores são insignificantes, branco arroxeadas, reunidas em inflorescências terminais eretas.


Destina-se a forrações a meia-sombra, em canteiros ricos em húmus, de boa drenagem e mantidos úmidos. Também para vasos como planta pendente.


É tolerante a baixas temperaturas e multiplica-se facilmente por divisão das plantas entouceiradas, preparadas em qualquer época do ano e acomodadas em local protegido.








 tem nome popular malva-de-cheiro ou planta-vela


Ganhei uma e já fiz mais duas mudinhas e pude presentear  minha tia com uma delas...

Já o Lírio da Paz.....Será que é Lirio Da Paz?

Alguem se abilita?


Ela veio com quatro folhinhas,uma bem queimadinha,e depois ficou mais uma queimada e eu retirei, ela não está desenvolvendo,já coloquei dentro de casa longe da luz,fora,e agora está na janela...regava todos os dias ,ai disseram pra regar uma vez por semana...ai..ela tem me preocupado a danadinha,porque não sei o que fazer...bem..então também vim procurar aqui,na net  alguns conselhos..

*Descrição: Branca como a neve, a flor deste lírio é muito especial, pois simboliza a paz.

Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. Sua folhagem
verde escura e brilhante é muito bonita. O lírio-da-paz é de crescimento rápido no verão, e tem
um belo volume. Pode ser plantada em vasos decorando interiores ou em maciços e bordaduras
protegidas por muros, árvores ou outras coberturas.

Como Cuidar/Cultivar seu Lírio da Paz?



Cultivada principalmente em vasos grandes, para ambientes bem iluminados como terraços, ou plantadas isoladamente e em grupos, em canteiros a meia-sombra, ricos em matéria orgânica, mantidos umedecidos. È sensível ao frio.  (Olha só..tadinha,na janela Nesse FRiooo...) Vou tirá-la  de lá...


Pode atingir de 50 cm a 1,20 m de altura, chegando a 60 cm de diâmetro, formando uma touceira, com novos brotos saindo lateralmente à planta principal, a partir da base. Suas folhas são compridas e finas como uma folha de papel, em um tom verde escuro brilhante. Seu ciclo de vida é perene, mas precisa de um período de descanso no Inverno.

E vejam só:
É uma planta apropriada para dentro de casa, ou áreas cobertas, já que se adapta bem a lugares pouco ensolarados. O Lírio-da-Paz é considerado um filtro de ar natural pois absorve substâncias químicas presentes no ambiente, ajudando na despoluição do ar, sendo outra razão para tê-la dentro de nossas casas além de sua beleza.


E olha por que ficaram queimadinhas:
Deve sempre ser cultivada em local protegido do sol direto, já que este queima-lhe as folhas. Isto não significa que goste de pouca luz, pelo contrário, ambientes luminosos são seus preferidos, principalmente quando estão florindo. Mas dá-se bem mesmo em ambientes mal iluminados, porém neles florem menos. Com o passar do tempo, em ambientes com pouca iluminação, suas “flores” podem tornar-se esverdeadas

Floresce durante a Primavera e o Verão, quando começam a surgir longos caules onde lentamente a folha verde começa a ficar branca, envolvendo as flores que só ficam expostas quando estão maduras.
As folhas doentes devem ser arrancadas. O excesso de água leva ao surgimento de um outro fungo que pode destruir completamente a planta a partir da raiz.

Se as bordas das folhas ficarem amareladas há falta de magnésio, sendo necessário a adubação com um substrato que tenha este mineral em sua composição. Caso as folhas comecem a ficar queimadas nas bordas, cuidado com a adubação que pode estar excessiva. Caso não floresça pode ser por falta de nutrientes ou de luz. Assim, adube um pouco mais e deixe-a em local mais iluminado, nunca sob sol direto.




Pode-se fazer mudas da planta durante todo o ano, exceto quando está florindo. A multiplicação é feita por divisão de touceiras, retirando a planta do vaso, com cuidado para não deixar as raízes sem terra. Separa-se assim as mudas e replanta-se. Assim que termina a floração pode-se fazer esta divisão de touceira e replantá-la, mas convém que seja feito este replante em princípios da Primavera, época mais apropriada para seu desenvolvimento. Como tem crescimento rápido, deve-se sempre transplantá-la para um vaso ou um espaço maior do que o que ocupou anteriormente. Precisa de solo rico em matéria orgânica e uma boa drenagem durante todo seu ciclo de vida.




Com a aproximação dos meses mais frios, e o fim da floração, convém dar à planta um período de descanso. Deve-se diminuir a rega até que toda a planta murche. Isto mesmo, até que a planta murche! Mas cuidado para não matá-la com falta de água, continuando a regar, porém, com um maior espaçamento. É que no Inverno ela necessita de um repouso, com pouca rega e temperatura rondando os 15ºC, nunca menos. Se ela não passa por este descanso no Inverno pode não florir no ano seguinte.



E eu..estava fazendo tudo errado....e viva nossa internet....e os blogueiros que compartilham suas experiencias com as plantinhas !






Nenhum comentário:

Postar um comentário